segunda-feira, 6 de junho de 2016

Nova atualização - SciDAVis 1.D13; com binários para Mac e Windows

Foi lançada no dia 05/06/2016 a mais recente atualização do SciDAVis - 1.D13. Os pacotes binários para Windows e Mac, e também o código fonte, estão disponíveis em http://sourceforge.net/projects/scidavis/files/SciDAVis/1.D13/.
Sem novidades, esta versão corrige apenas alguns bugs. Entre eles, a exibição de ícones no binário para Windows (mas o problema ainda persiste  no Slackware...). Infelizmente, o suporte a scripts em Python na versão para Windows continua sem funcionar (está assim desde a versão 1.D8), pois devido à maneira como o binário para Windows está sendo criado (utilizando a plataforma MXE) não é possível incluir tal suporte.
Seria interessante se o SciDAVis conseguisse atrair mais desenvolvedores para fazer o projeto andar mais rápido, pois ele ainda é a melhor alternativa livre ao Origin.
Até mais...

3 comentários:

  1. Fellype, antes de tudo, parabéns pelo trabalho em prol do Scidavis.
    Sou um usuário do software no ubuntu e gostaria de saber como faço para atualizar a minha versão 0.2.4 para a mais recente! Você tem algum tutorial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado por apreciar meu trabalho.
      Bom, acredito que você esteja usando uma versão relativamente antiga do Ubuntu (provavelmente de 2014 ou anterior), pois na última versão do Ubuntu o SciDAVis que vem nele é o 1.D9. Neste caso, sua única opção seria compilar o SciDAVis a partir do código fonte. Isto pode dar um pouco de trabalho, pois talvez você tenha que aplicar algum patch pra tudo funcionar.
      A outra opção seria você baixar a versão mais recente do Ubuntu (que ainda será lançada, em abril). Esta virá com a versão 1.D13 do SciDAVis, que também não é a mais atual, mas já ajudaria você.
      Se você tiver tempo (e/ou interesse), o melhor seria você aprender a compilar o SciDAVis (e criar um pacote .deb). Pois, assim, você poderia instalar sempre a versão mais recente no seu sistema. Uma outra vantagem de compilar o SciDAVis é que você poderia habilitar ao suporte ao Python, que o Ubuntu atualmente não habilita, o que torna o SciDAVis bem mais "poderoso".
      Não existe um tutorial específico para compilar o SciDAVis no Ubuntu. Mas você pode se basear em outros softwares como nos links listados no final da resposta.
      De um modo geral, basta você:
      - baixar o código fonte;
      - descompactar o código fonte;
      - entrar na pasta do código;
      - digitar qmake && make.
      Se tudo correr bem, você poderá rodar o SciDAVis na pasta scidavis/ dentro da pasta do código fonte.
      Se você quiser instalar o que foi compilado, basta digitar (como root) make install após a compilação terminar (neste ponto o melhor seria criar um pacote .deb e instalá-lo).
      Infelizmente eu não uso o Ubuntu, então não sei se poderia te ajudar muito. Mas, se você quiser tentar compilar o SciDAVis eu posso tentar te ajudar, na medida do possível.
      Se precisar, me mande um e-mail: fellypaoØyahoo.com.br (troque o Ø por @).
      Até mais.
      https://www.digitalocean.com/community/tutorials/how-to-build-go-from-source-on-ubuntu-16-04
      http://www.sempreupdate.com.br/2016/05/aprenda-como-criar-pacotes-rpm-e-deb.html
      http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Como_criar_pacotes_deb_atrav%C3%A9s_do_checkinstall_e_do_dpkg

      Excluir
    2. Atualizando... Encontrei um jeito mais fácil de você instalar a versão mais atual do SciDAVis no Ubuntu, mas funcionará apenas se a versão do seu Ubuntu for >= 14.04.
      Acesse este link:
      http://software.opensuse.org/download.html?project=home%3Ahpcoder1&package=scidavis
      clique no ícone do Ubuntu e veja as instruções para a sua versão.
      O suporte ao Python e a arquivos do Origin não funciona nestes pacotes...
      Boa sorte e até mais.

      Excluir