quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dica: Interpolação de curvas usando Python script

Como na dica anterior, vamos supor que tenhamos um gráfico, nomeado como Gráfico1, com uma curva rotulada de Tabela1_2, cujo parâmetro x varia entre 0 e 10.
As etapas necessárias para realizar a interpolação de uma curva são:

- definir uma função com a curva a ser interpolada, os limites inicial e final e o método de interpolação que será utilizado (0, 1 ou 2, para Linear, Cúbica ou Akima, respectivamente);
- definir o número de pontos da curva resultante;
- definir a cor da curva resultante;
- executar a interpolação.

A sintaxe da função que realiza a interpolação fica do seguinte modo:

interpolacao = Interpolation(graph("Nome do gráfico").activeLayer(), "Nome da curva", Limite inicial, Limite final, Número do método)

Para definir o número de pontos da curva resultante usamos:

interpolacao.setOutputPoints(Número de pontos desejado)

A cor da curva no gráfico é definida utilizando:

interpolacao.setColor("nome da cor, em inglês")

E para executar a interpolação:

interpolacao.run()

Exemplo prático:

interpolacao = Interpolation(graph("Gráfico1").activeLayer(), "Tabela1_2",0,10,2)
interpolacao.setOutputPoints(200)
interpolacao.setColor("blue")
interpolacao.run()

Com isto, a curva de interpolação será plotada no gráfico (Gráfico1), juntamente com os pontos originais. Além disso, a respectiva tabela com os pontos interpolados será criada.
Se esta informação lhe for útil, faça bom proveito.
Até mais.

2 comentários:

  1. Eu não conhecia seu blog! Sou profesor de física, atualmente um pouco parado em termo de pesquisa, em particular na área "dura" mas eu uso scidavis com meus alunos de graduação, aqui no IFES Cariacica.

    ResponderExcluir
  2. Olá manouchk,
    Eu fiz este "filho" sem poder dar a atenção que ele precisa. Mas, na medida do possível, vou postando coisas que utilizo nas minhas análises de dados.

    Vi seu último e-mail na lista Scidavis-users. Se você não conhecia a tradução para o português, então muitos outros usuários de Windows também não devem conhecer.
    Eu respondi à sua mensagem na lista. É um problema geral com traduções no Windows: se o SciDAVis for iniciado do menu iniciar ou pelo atalho no desktop, é possível carregar as traduções. Mas, se abrirmos diretamente um projeto (em qualquer pasta que ele esteja), a tradução não será carregada. Eu não tenho ideia de como resolver este problema.

    Você mencionou no e-mail que pensava em traduzir o programa. Bem, uma outra coisa que seria, mais importante, na minha opinião, é a tradução do manual. Eu já comecei a fazer isto, mas estou meio devagar (o doutorado vem em 1° lugar). Se estiver interessado em ajudar, me dê um toque. Aí ninguém faz o que outro já tenha feito.
    Um abraço.

    ResponderExcluir