quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Novas notícias: sem boas notícias :-(

Bem, um bom tempo se passou desde a última movimentação no desenvolvimento do SciDAVis. Lamentavelmente, o último desenvolvedor ativo do projeto (Knut) deixou de dar notícias e, principalmente, contribuir para o projeto. Por outro lado, temos dois "fatos" a serem considerados:
 - A colaboração entre os projetos LabPlot e SciDAVis, que foi acordada em 2009 [1] faz com que parte do código desenvolvido para o LabPlot, que está ativo no momento, seja aproveitável no SciDAVis.
 - Em uma conversa recente [2] no fórum do SciDAVis, o "penúltimo" desenvolvedor ativo do projeto (Tilman) se propôs a dar os privilégios necessários para que novos desenvolvedores possam colaborar, caso hajam interessados. 
Assim que possível, vou fazer alguns contatos (leia-se propaganda/campanha) com o objetivo de tentar atrair novos desenvolvedores para o SciDAVis. Ainda não sei exatamente como começar e o que falar (aceito sugestões). Mas, um ponto eu tenho bem definido: expressar e enfatizar a importância de desenvolver, aprimorar e manter um software livre de qualidade e multi-plataforma para análise da dados científicos. Um software que possa substituir à altura (ou de forma superior) seus equivalentes proprietários (Origin e Maple, no caso). 
É claro que muito (ou quase tudo) do que é feito no SciDAVis (ou Origin) pode ser feito em outros softwares como Mathematica, Matlab, Scilab, SAGE, etc. Ou mesmo através de linguagens de programação, com auxílio de ferramentas para gerar gráficos. No entanto, quem já utilizou, por exemplo, o Origin, sabe que o Mathematica *não* o substitui. Principalmente no quesito praticidade. No Origin (e no SciDAVis, é claro), você pega os dados (geralmente experimentais), importa (ou digita na tabela), plota e vê como eles estão. Tudo com uns poucos cliques. Edição de gráficos então... nem se fala... É "pá-pum".
Por isso eu digo, nem sempre ter um canivete suíço à mão é a melhor opção. Às vezes, é melhor ter um canivete simples, pois é mais leve e fino, e faz o que foi feito pra fazer (cortar) e algo mais (pergunte pro MacGyver sobre este algo mais :-D). 
Por fim, em alguns dias espero ter (boas) novidades. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário