sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Novo recurso: curva da integral adicionada a gráficos

Eu havia esquecido de comentar sobre um novo recurso adicionado ao SciDAVis na versão 1.22 (1.D22 para Debian-like distros): agora a curva da integral de uma função ou conjunto de dados é adicionada ao gráfico quando calculamos a integral via menu AnáliseIntegrar...
A figura 1 a seguir mostra um exemplo da integral de uma curva do tipo f1(x) = x, cuja resultante é uma curva do tipo f2(x) = x²/2.

Figura 1: Gráficos de f1(x) = x e da curva resultante da integral de f1

Além da curva resultante da integração, o SciDAVis gera uma tabela com os dados numéricos da mesma. Vale lembrar que a integração é numérica, não analítica.
O valor da área sob a curva continua sendo mostrado no Registro de resultados, juntamente com os parâmetros utilizados na integração.
A figura 2 mostra a tabela  citada acima e o registro de resultados.

Figura 2: Tabela com dados numéricos da integração e registro de resultados

Este recurso é muito bem vindo. Porém, por se tratar de algo adicionado a pouco tempo, faça vários testes antes de confiar nos valores numéricos apresentados.

Até a próxima.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

SciDAVis atualizado para versão 1.22

Uma nova atualização do SciDAVis, a versão 1.22 (ou 1.D22 para distribuições Linux baseadas no Debian), está disponível. Esta versão é para corrigir bugs e (agora sim) incluir uma nova função: modificar, via python script, os eixos aos quais uma curva está anexada (veja detalhes em: [1] e [2]).
Downloads de binários para Windows e Mac, assim como o código fonte, estão em seu lugar usual: https://sourceforge.net/projects/scidavis/files/SciDAVis/1.22/
Pacotes binários para algumas distribuições Linux podem ser encontrados nos seus respectivos repositórios (oficiais ou de terceiros) ou em https://software.opensuse.org//download.html?project=home%3Ahpcoder1&package=scidavis
Usuários de Slackware terão o build script para a versão 1.22 no repositório do projeto SlackBuilds.org disponível a partir do próximo final de semana. A partir desta versão do SciDAVis, decidi não fazer mais o upload dos pacotes para Slackware para o meu site "SciDAVis: Slackware packages", pois isto toma um certo tempo e, com as facilidades do projeto SlackBuilds.org, usuários desta distro são plenamente capazes de compilar seus próprios pacotes (se eu sou, outros também devem ser 😀).
Até mais.


quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Lançada a versão 1.21 - para Linux, Windows e Mac

Boa notícia: foi lançada hoje (9/8/2017) a versão 1.21 (ou 1.D21, para pacotes .deb) do SciDAVis. O código fonte e os binários para Mac e Windows podem ser baixados de [1]. Já os binários para algumas distribuições Linux podem ser encontrados a partir de [2]. Para os usuários de Slackware, o build script no site SlackBuilds.org deverá estar disponível a partir do próximo final de semana e os binários estarão em [3]. Para outras distribuições Linux, será necessário esperar até que o SciDAVis seja atualizado em seus respectivos repositórios (oficiais ou de terceiros).

Esta versão foi lançada para corrigir alguns bugs, mas também foi implementada uma nova característica que permite modificar, via python script, os eixos aos quais uma curva está anexada [4].
ERRATA (10/9/2017-10:39{GMT-3}): a nova característica mencionada acima foi adicionada ao SciDAVis depois de lançada a versão 1.21.

Até mais.


quinta-feira, 27 de julho de 2017

Dica: Use a dupla SciDAVis + python para carregamento dinâmico de dados

A ideia desta dica surgiu a partir de uma pergunta feita no repositório do SciDAVis no GitHub [1].
English version is after the links.

A questão foi a seguinte: é possível utilizar o SciDAVis para carregar dados dinamicamente em uma tabela, em determinados intervalos de tempo, e atualizá-los em um gráfico?
E a resposta é simples: sim, através de scripts em python no SciDAVis. Porém, infelizmente, só é possível utilizar scripts em python no SciDAVis nas versões disponíveis para Linux (ao menos na maioria das distribuições) e Mac, ou em versões antigas para Windows (≤ 1.D5), conforme já foi noticiado neste blog [2].
Então, para os felizes usuários de Linux e Mac que tem o suporte a scripts em python habilitado, segue um script com um exemplo de como carregar dados de forma dinâmica no SciDAVis, de modo que eles sejam importados para uma tabela e atualizados em um gráfico:
import time
import os
t=newTable("DynamicTable") #Tabela onde os dados serão importados
file="/home/fellype/file.dat" #Caminho para o arquivo com os dados
modTime0=os.path.getmtime(file) # *Obs1
mod="True"
n=1 #
*Obs2
while (mod == "True"):
 t.importASCII(file," ",0,False,False,True,False) # *Obs3
 if (n == 1):
  g=plot(t,"2",0) # Plotando os dados da coluna 2 da tabela t
 time.sleep(20) #
*Obs4
 modTime=os.path.getmtime(file)
 if (modTime == modTime0):
  mod="False"
 else:
  modTime0=os.path.getmtime(file)
  n=2

Com o script acima, se o arquivo "/home/fellype/file.dat" for modificado dentro de um intervalo de 20 segundos, os dados na tabela "DynamicTable" serão atualizados, assim como o gráfico "g".
*Obs1: Obtém dados de quando o arquivo foi modificado pela última vez.
*Obs2: Usado para impedir que um novo gráfico seja criado a cada vez que o arquivo de dados for modificado.*Obs3: A sintaxe da função importASCII é: importASCII(file,"separador de colunas", ignore=0, renameCols=False, stripSpaces=False, simplifySpace=True, newTable=False). Consulte o manual [3] para mais informações sobre o uso de python no SciDAVis.*Obs4: A unidade de tempo na função time.sleep() é em segundos. Faça as contas para converter em minutos, horas, etc..., conforme a sua necessidade.

Uma desvantagem de utilizar a função time.sleep() é que o seu projeto no SciDAVis ficará paralisado durante o intervalo de tempo que for determinado na função. Logo, se você quiser fazer outras coisas no SciDAVis enquanto o script é executado, terá que abrir outra janela e criar outro projeto.
Como não sou um expert no uso de python, acredito que este script possa ser melhorado. Logo, se vocês tiverem sugestões, fiquem à vontade para incrementá-lo e compartilhar com outros usuários.
Até mais.

Links:
[1] https://github.com/highperformancecoder/scidavis/issues/46
[2] http://scidavisbr.blogspot.com.br/2015/12/atualizacao-disponivel-scidavis-1d9.html
[3] https://highperformancecoder.github.io/scidavis-handbook/

________________________________________________________________________

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Nova versão: 1.18 - para Linux e Mac, até o momento

Saiu mais uma atualização para o SciDAVis - a versão 1.18. O código fonte e o instalador para Mac estão disponíveis em:

Já os pacotes para algumas distribuições Linux podem ser encontrados em:
bastando seguir as instruções para instalar de acordo com a sua distribuição.

A atualização para Slackware no site SlackBuilds.org deverá estar disponível a partir do próximo final de semana. Veja a versão atual disponível no SlackBuilds.org em:

Para outras distribuições Linux, será necessário esperar até que o SciDAVis seja atualizado em seus respectivos repositórios (oficiais ou de terceiros).

Postarei aqui quando a versão para Windows for lançada.

Até mais.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

SciDAVis 1.17 está disponível - para Linux, Mac e Windows

Depois de 10 meses sem uma nova atualização (12 no caso do pacote para Windows), foi lançada hoje a versão 1.17 do SciDAVis. Esta atualização é basicamente para corrigir erros. Mas uma boa novidade nela é que o suporte à importação de arquivos do Microcal Origin® foi melhorado: agora é possível importar arquivos do Origin desde a versão 3.5 até a 2017.
Infelizmente os usuários de Windows ainda não tem como usar scripts em Python no SciDAVis, pois devido à maneira como o binário para Windows está sendo criado (utilizando a plataforma MXE) não é possível incluir tal suporte. Se alguém souber como resolver isto, ou se interessar em prover binários para Windows com suporte à Python, será bem vindo ao projeto.
Os pacotes binários para Mac e Windows e o código fonte podem ser baixados de:
Para Linux, já tem binários pré compilados para as distribuições  CentOS, Debian, Fedora, openSUSE, Red Hat EL, Scientific Linux, SUSE SLE e *Ubuntu, e eles podem ser encontrados em: http://software.opensuse.org/download.html?project=home%3Ahpcoder1&package=scidavis
Basta clicar no ícone da distribuição desejada e seguir as instruções para a sua.

Para Slackware, o build script será atualizado no SlackBuilds.org em breve.

Para as demais distribuições, será necessário esperar que os mantenedores do SciDAVis em cada uma delas faça a atualização nos repositórios.

Até a próxima!
----------------------------------------------------------
SciDAVis 1.17 has been released!

quinta-feira, 6 de abril de 2017

SciDAVis Handbook: versão mais atual (0.2) disponível online - apenas em inglês

Com algum tempo de atraso (~7 anos)¹, foi disponibilizada a versão 0.2 do manual do SciDAVis [1]. Esta versão do manual está atualizada² para o SciDAVis 0.2.3 ou mais recente, incluindo a série 1.x. Infelizmente, ela só está disponível no idioma Inglês. Eu iniciei a tradução para o Português em 2010, mas o tempo que eu podia dedicar a isto foi sendo reduzido drasticamente ao longo destes últimos anos.
Bom aprendizado!

¹ Na verdade o código fonte (arquivos .docbook, figuras e arquivos auxiliares) desta versão do manual sempre esteve disponível no repositório SVN...
² O Apêndice do manual não está atualizado para versões do SciDAVis posteriores a 0.2.4.

sexta-feira, 31 de março de 2017

SciDAVis no Linux: Instalando a versão mais recente (1.14 ou 1.D14) - Installing the most recent version

Me perguntaram em um comentário num outro post como instalar a versão mais recente do SciDAVis - a 1.14 (ou 1.D14 para *Ubuntu e Debian) - no Ubuntu. Apesar de ter respondido nos comentários no post, segue a dica mais "completa", que vai ajudar usuários de algumas outras distros também:

- Para as distribuições CentOS, Debian, Fedora, openSUSE, Red Hat EL, Scientific Linux, SUSE SLE ou *Ubuntu, acesse este link:
http://software.opensuse.org/download.html?project=home%3Ahpcoder1&package=scidavis
clique no ícone da distribuição desejada
e veja as instruções para a sua versão.

- Para Slackware:
-- instale o sbotools, faça as configurações e atualizações do repositório necessárias (veja dica em [1]);
--  depois basta digitar no terminal (como root):
sboinstall scidavis
será perguntado se você quer instalar as dependências - confirme todas (pois são necessárias) → a compilação começará, basta esperar :-)


Nota: testei a instalação do SciDAVis 1.D14 no XUbuntu 16.04 e vi que estão inclusos o suporte para importar arquivos do Origin e para executar scripts em python. Porém, para o último, precisei instalar também o pacote python-dev-tools (e uma renca de deps...).

Nota2: até o momento deste post, os pacotes para Debian e *Ubuntu tinham os seguintes problemas:
- não criam lançadores para o SciDAVis. Logo, é preciso abrir um terminal e digitar scidavis para o programa abrir OU teclar Alt+F2 e digitar scidavis seguido de Enter.
- não contém as traduções e outras coisas relacionadas com integração com o desktop.
Espero que isto seja corrigido em breve...


-------------------------------
If you want to install the latest SciDAVis version (1.14 or 1.D14 on the Debian bases distros) on CentOS, Debian, Fedora, openSUSE, Red Hat EL, Scientific Linux, SUSE SLE or *Ubuntu, you can access this link:
http://software.opensuse.org/download.html?project=home%3Ahpcoder1&package=scidavis
After that, choose your distribution and the version you have installed on your computer and follow the instructions.

To install it on Slackware you can build it from SlackBuilds.org: slackbuilds.org/repository/14.2/academic/scidavis/ (don't forget de deps ;-)

Note: I tested the SciDAVis 1.D14 installation on XUbuntu 16.04 and verified that support is included for importing Origin files and for running python scripts. However, for the latter, I also needed to install the python-dev-tools package (and all its deps...).

Note2: At the time of this post, the packages for Debian and *Ubuntu had the following problems:
- do not create launchers for SciDAVis. So, you need to open a terminal and type scidavis for the program to open OR hit Alt+F2 and type scidavis followed by Enter.
- does not contain translations and other things related to
desktop integration.